| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Terceira Idade
Desde: 30/10/2001      Publicadas: 61      Atualização: 11/12/2013

Capa |  ARTE!!!  |  Bibliografia  |  Coisas a fazer  |  Criativa Idade  |  Direitos  |  Gente  |  Geriatria e Gerontologia  |  Lar Doce Lar  |  Nutrição  |  Odontologia  |  Psicologia  |  Trabalho e Finanças  |  Utilidades


 Bibliografia
  30/10/2001
  0 comentário(s)


MAIS LIVROS SOBRE TERCEIRA IDADE
Disponíveis no CRDE - UnATI - UERJ

··
CALDAS, C. P. Memórias de velhos trabalhadores. Rio de Janeiro: UERJ, Instituto de Medicina Social, 1993. Dissertação de Mestrado


FRANÇA, L. H. F. P. A busca de um sentido existencial para o Idoso. Rio de Janeiro: UFRJ, Instituto de Psicologia, 1989. Dissertação de Mestrado


FRUTUOSO, D. L. F. A 3ª Idade na Universidade: estudo no campo das representações. Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdade de Educação, 1996. Tese de Doutorado.


MENDES, P. B. M. T. Cuidadores: heróis anônimos do cotidiano. São Paulo: PUC, Faculdade de Serviço Social, 1995. Dissertação de Mestrado.


PACHECO, J. L. Velhice e dignidade: construção coletiva do entendimento de dignidade por um grupo de trabalhadores do núcleo de atenção do idoso do HUPE. Rio de Janeiro: UERJ, Faculdade de Educação, 1994. Dissertação de Mestrado.


RISMAN,A. A carruagem da saudade: seremos todos passageiros? O percurso da sexualidade na terceira idade. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, 1996. Dissertação de Mestrado.


ROZENBERG, J.E. Turismo social e terceira idade. Desafios emergentes. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública, 1996. Dissertação de Mestrado.


SCHARFSTEIN, E. A. Discurso e identidade: uma visão sócio-construcionista da velhice. Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdade de Letras, 1997. Dissertação de Mestrado.


UFRJ


ABREU, M. A. L. de. Compreensão holística da síndrome climatérica. Rio de Janeiro: UFRJ, Instituto de Psicologia, 1992. Tese de Doutorado.


DELGADO, J. A. Experiência e significado. Um estudo das memórias de velhos trabalhadores. Rio de Janeiro, UFRJ, Escola de Serviço Social, 1996. Dissertação de Mestrado.


FERNANDES, D. T. P. T. Climatério: crises e mudanças. Rio de Janeiro: UFRJ, Instituto de Psicologia, 1993. Dissertação de Mestrado.


GARCIA, M. M. K. A sociedade do ter e suas implicações na 3ª Idade. Rio de Janeiro: UFRJ, Instituto de Psicologia, 1994. Dissertação de Mestrado.


LIMA, G. do S. C. de. A sexualidade e a menopausa: o viver da mulher. Rio de Janeiro: UFRJ, Escola de Enfermagem Ana Neri, 1991. Dissertação de Mestrado.


·PELLICER, R. P. R. O velho corpo da mulher. Representações corporais do envelhecimento feminino. Um estudo exploratório. Rio de Janeiro: UFRJ, Instituto de Psicologia, 1994. Dissertação de Mestrado.


PY, L. A. de O. Testemunhas vivas da História. Um caminhar reflexivo sobre a ação de pessoas idosas em aulas de história do Brasil para alunos do segundo grau. Rio de Janeiro: UFRJ, Instituto de Psicologia, 1995. Dissertação de Mestrado.


PUC - RJ


ALBERNAZ, S. Negação da morte na velhice: um estudo fenomenológico. Rio de Janeiro: PUC-RJ, Departamento de Psicologia, 1981. Dissertação de Mestrado.


BERTRAND, M.C. Personalidade e envelhecimento: um estudo sobre as diferenças individuais na velhice. Rio de Janeiro: PUC-RJ, Departamento de Psicologia, 1992. Dissertação de Mestrado.


NEGREIROS, T.C.G.M. A "nova" mulher em processo de envelhecimento: confrontos e conflitos. Rio de Janeiro: PUC-RJ, Departamento de Psicologia.


MACHADO, L. M. M. Psicanálise e velhice: resistência ou re-existência. Rio de Janeiro: PUC-RJ, Departamento de Psicologia, 1992. Dissertação de Mestrado.


OLIVEIRA, L. Um estudo de obstáculos à alta em hospital geriátrico do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PUC-RJ, Departamento de Serviço Social, 1990. Dissertação de Mestrado


OLIVEIRA, A. A marginalização do idoso asilado no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PUC-RJ, Departamento de Serviço Social, 1978. Dissertação de Mestrado.


REIS, J. R. O significado para o idoso de sua internação em uma instituição geronto-geriátrica: estudo realizado na Casa Gerontológica da Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes. Rio de Janeiro: PUC-RJ, Departamento de Serviço Social, 1991. Dissertação de Mestrado.


WEYNE,V. C. Estudo sobre Psicoterapia de velhos: uma fenomenologia da velhice. Rio de Janeiro: PUC-RJ, Departamento de Psicologia, 1975. Dissertação de Mestrado.


FGV - RJ


MOREIRA, B. F. Envelhecimento: campo novo de estudo na Psicologia. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, Instituto Superior de Estudos e Pesquisas Psicossociais, 1982. Dissertação de Mestrado.


GONÇALVES, D. M. Sexualidade e menopausa: pequeno estudo piloto.. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, Instituto Superior de Estudos e Pesquisas Psicossociais, 1984. Dissertação de Mestrado


UGF


REBOUÇAS, C. M. de P. A Influência dos grupos de convivência sobre mudanças de atitude de seus membros. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, Instituto de Psicologia, 1996. Dissertação de Mestrado.


USP


COELHO, M. R. M. V. P. A percepção de tempo futuro em idosos não asilados e asilados. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1990. Dissertação de Mestrado.


FRAIMAN, A. P. Nós e nossos velhos: forças que falam e forças que se calam. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1990. Dissertação de Mestrado.


CRUZ, M. Z. O idoso e a estimativa de tempo. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1987. Tese de Doutorado.


MEDEIROS, E. A. C. A vivência e a representação da imagem corporal em mulheres de idade. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1988. Tese de Doutorado.


OLIVEIRA, M. I. T. C. de. Vivências da velhice: identidade e aposentadoria. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1990. Tese de Doutorado.


RIBEIRO, R. A mulher, o tempo e a morte: um estudo sobre o envelhecimento feminino no Brasil e na Nigéria. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1997. Tese de Doutorado.


BERLINCK, A. B. Z. A terceira idade e a sociedade informatizada. São Paulo: USP, Escola de Comunicações e Artes, 1994. Dissertação de Mestrado.


PUC - SP e PUCCAMP


MONTEIRO, L. M. L.. O idoso na realidade urbano-industrial de São Paulo: o confinamento asilar. São Paulo: PUC-SP, 1988. Dissertação de Mestrado.


OLIVEIRA, M. I. Fatores de identidade na terceira idade. Campinas: PUCCAMP, Instituto de Psicologia, 1982. Dissertação de Mestrado.


PAIVA, V. M. B. A velhice. Campinas: PUCCAMP, Instituto de Psicologia, 1985. Dissertação de Mestrado.


MEDEIROS, E.A.C. Mulher na terceira idade. uma tentativa de levantamento de determinantes da solidão. Campinas: PUCCAMP, Instituto de Psicologia, 1983. Dissertação de Mestrado.


OLIVEIRA, M. I. T. C. de. Terceira idade e aposentadoria: sinônimos de crise? Campinas: PUCCAMP, Instituto de Psicologia, 1982. Dissertação de Mestrado.


UNICAMP


STUCCHI, D. Os programas de preparação à aposentadoria e o remapeamento do curso da vida do trabalhador. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 1994. Dissertação de Mestrado.


GOLDSTEIN, L. de L. L.. Estresse, enfrentamento e satisfação de vida entre idosos: um estudo do envelhecimento bem-sucedido. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 1995. Tese de Doutorado.


SILVA, E. B. do N. e. Preparando adultos para a convivência com familiares idosos: uma proposta de intervenção Psicoeducacional. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 1994. Tese de Doutorado.


NERI, A. L. Envelhecer num país de jovens: significados de velhos e velhice segundo brasileiros não-idosos. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 1988. Tese de Livre Docência.


UFPB


CABRAL, B. E. S. L. De trabalhadores a aposentados do PRORURAL: as contradições da política social e a concessão tardia dos direitos. Campina Grande: UFPB, Sociologia, 1986. Dissertação de Mestrado.


VASQUEZ, M. do S. A. F. F. Biblioterapia para idosos: um estudo de caso no Lar da Providencia "Carneiro da Cunha". João Pessoa: UFPB, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 1989. Dissertação de Mestrado.


UFRGS


MATTOS, F. M. Velha é a vovozinha - identidade feminina na velhice. Porto Alegre: UFRGS, PPGAS, 1990. Dissertação de Mestrado.


STEGLICH, L. A. Terceira idade, aposentadoria, auto-imagem e auto-estima. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1978. Dissertação de Mestrado.


WALDOW, V. R. Problemas sentidos por idosos de diferentes classes sociais de POA/RS e serviços sociais para o atendimento às suas necessidades básicas. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1986. Dissertação de Mestrado.


Outras Instituições


PLAZA CORAL, D. A. Em busca da prática de Educação Permanente para a terceira idade. Curitiba: UFPr. 1991. Dissertação de Mestrado.


LUZ, E. F. B. da. O papel dos idosos na vida eclesiástica. Rio de Janeiro: Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, 1985. Dissertação de Mestrado.


JACOMINI, W. O envelhecimento da população e a condição dos idosos: processos sociais analisados em Rio Claro. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 1990. Tese de Doutorado.


MACIEL, A. M. O lugar do idoso em instituição de amparo à velhice. Salvador: UFBA, 1983. Dissertação de Mestrado.


2. SAÚDE PÚBLICA E ÁREA BIOMÉDICA


(Políticas de Saúde, Serviços de Saúde, Epidemiologia, Medicina, Nutrição, Enfermagem, Educação Física)


Disponíveis no CRDE - UnATI - UERJ

··

ALVES JÚNIOR, E. D. Idoso que pratica Educação Física no município de Niterói: um diagnóstico. Niterói: UFF. 1991. Dissertação de Mestrado.

ANDERSON, M. I. P. Perfil de saúde e condições de vida do idoso no Brasil: variações regionais. Rio de Janeiro, UERJ, Instituto de Medicina Social, 1997. Dissertação de Mestrado.

FRANK, A. A. Estudo antropométrico e dietético de idosos. Rio de Janeiro: UFRJ, Instituto de Nutrição, 1996. Dissertação de Mestrado.


DUARTE, M. J. R. S. Internação institucional do idoso: assistência à saúde em Geriatria no setor público. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, Escola Nacional de Saúde Pública, 1991. Tese de Doutorado.


GERMANO NETO, J. Queixas de memória e desempenho mnemônico e cognitivo entre idosos. Ribeirão Preto: Departamento de Medicina Social, USP, 1997. Tese de Doutorado.


HENRIQUES, P. Perfil nutricional de idosas sedentárias e ativas. Rio de Janeiro: Instituto de Nutrição, UFRJ. 1999. Dissertação de Mestrado.


LOURENÇO, R. A. Hipertensão arterial em uma população de idosos – prevalência entre usuários de cursos para a terceira idade. Rio de Janeiro: UERJ, Instituto de Medicina Social, 1996. Dissertação de Mestrado.


MEDINA, N. H. Epidemiologia do envelhecimento: estudo oftalmológico populacional de idosos. São Paulo: Escola Paulista de Medicina, 1997. Tese de Doutorado.


OLIVEIRA, F. J. O colesterol total sérico como fator de risco para o desenvolvimento de doença cardíaca coronariana em Idosos: uma meta-análise qualitativa. Rio de Janeiro, UERJ, Instituto de Medicina Social, 1998. Dissertação de Mestrado.



PARAYBA, M.I.C.A.Evolução da mortalidade da população idosa no município do Rio de Janeiro (1983-1994). Rio de Janeiro: UERJ. Instituto de Medicina Social, 1997. Dissertação de Mestrado.

RAMOS, L. R. Growing old in São Paulo, Brazil. Assessment of health status and family support of the elderly of different socio-economic strata living in the community. Londres: University of London, London School of Hygiene and Tropical Medicine, 1987. Tese de Doutorado.


RIBEIRO, M. G. C. O idoso, a atividade física e a dança. Rio de Janeiro: Faculdade de Educação, UERJ. Dissertação de Mestrado.


ROZENFELD, S. Reações adversas aos medicamentos na terceira idade – as quedas em mulheres como Iatrogenia Farmacoterapêutica. Rio de Janeiro: UERJ, Instituto de Medicina Social, 1997. Tese de Doutorado.

SANCHEZ, M. A. S. A dependência e suas implicações para a perda da autonomia: estudo das representações para idosos de uma unidade ambulatorial geriátrica. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá / Universidad de La Habana, 1999. Dissertação de Mestrado.


SCHIMIDT, L. H. Análise do perfil imunofenotípico de componentes do sangue periférico de idosos saudáveis e portadores de Diabete Melito tipo II. Rio de Janeiro: Instituto de Microbiologia, UFRJ, 1997. Dissertação de Mestrado.


SILVA, S. D. Associados idosos da caixa de assistência de um banco estatal – um inquérito multidimencional. Rio de Janeiro: UERJ, Instituto de Medicina Social, 1996. Dissertação de Mestrado.


SOUZA, E. M. A satisfação dos idosos com os serviços de saúde: um estudo de prevalência e de fatores associados em Taguatinga, Distrito Federal. Brasília: Faculdade de Ciências da Saúde, UnB, 1997. Dissertação de Mestrado.


TAVARES,E.L. Antropometria nutricional em idosos: considerações metodológicas e situação da população brasileira em 1989. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, Escola Nacional de Saúde Pública, 1997. Dissertação de Mestrado.


VERAS,R. P. A survey of the health of elderly people in Rio de Janeiro, Brazil. London: University of London, United Medical & Dental Schools/Guy’s Hospital, Division of Psychiatry, 1992. Tese de Doutorado.


IMS - UERJ


EIRAS, N. A velhice e suas representações sociais em instituições públicas de saúde. Rio de Janeiro: Instituto de Medicina Social, UERJ, 1998. Tese de Doutorado.


SANTOS, D. M. Avaliação antropométrica de idosos do município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto de Medicina Social, UERJ, 1998. Dissertação de Mestrado.


UFRJ


APPOLINÁRIO, J. C. B. Menopausa: avaliação de sintomas do humor em mulheres com síndrome do climatério que procuram atendimento médico. Rio de Janeiro: Instituto de Psiquiatria, UFRJ, 1997. Tese de Doutorado.


AGUIAR-SILVA, M. C. A depressão e a doença de Parkinson. Rio de Janeiro: Instituto de Psiquiatria, UFRJ, 1996. Tese de Doutorado.

BATISTA, M. D. A terceira idade e suas necessidades: uma visão de enfermagem. Rio de Janeiro: Escola de Enfermagem Ana Neri, UFRJ, 1985. Dissertação de Mestrado.


DOMINGOS, A . M. A mulher idosa no convívio com a família: uma contribuição para a enfermagem. Rio de Janeiro: Escola de Enfermagem Ana Neri, UFRJ, 1998. Dissertação de Mestrado.


LAKS, J. Gerontopsiquiatria: perspectivas da pesquisa e revisão crítica. Rio de Janeiro: Instituto de Psiquiatria, UFRJ. Dissertação de Mestrado.


MOURA, F. de J. M. de. Gerontologia: experiência educacional necessária à formação do(a) enfermeiro(a). Rio de Janeiro: Escola de Enfermagem Ana Neri, UFRJ, 1979. Dissertação de Mestrado.

NOVAES, H. M.C.S. Assistência de enfermagem ao paciente geriátrico hospitalizado., Rio de Janeiro: Escola de Enfermagem Ana Neri, URFJ, 1977. Dissertação de Mestrado.


PEREZ BECERRA, V. L. A . B. Contribuição do idoso para a Saúde Mental da criança. Rio de Janeiro: Escola de Enfermagem Ana Neri, UFRJ, 1983. Dissertação de Mestrado.


RISSON, R. Pessoas geriátricas hospitalizadas: assistência de enfermagem para seus problemas de saúde. Rio de Janeiro: Escola de Enfermagem Ana Neri, UFRJ, 1981. Dissertação de Mestrado.

SABÓIA, V.M. A mão dupla do poder: a enfermagem e os idosos no grupo dos diabéticos do HUAP/UFF. Rio de Janeiro: Escola de Enfermagem Ana Neri, UFRJ, 1995. Dissertação de Mestrado


·SCHEINKMAN, L. S. Delirium em idosos hospitalizados. Rio de Janeiro: Departamento de Psiquiatria, Faculdade de Medicina, UFRJ. Dissertação de Mestrado.

SILVA, J. da. A terceira idade e a enfermagem: a construção histórica de um projeto em saúde. Rio de Janeiro: Escola de Enfermagem Ana Neri, UFRJ, 1995. Dissertação de Mestrado


·SOBRAL, S. B. Proposta de ação pedagógica e prática de Educação Física centrada na pessoa idosa, com ênfase nas necessidades humanas básicas. Rio de Janeiro: Escola de Educação Física, UFRJ, 1985. Dissertação de Mestrado.


USP


CAMPA DELLI, N. C. Consulta de enfermagem em Geriatria: proposta de um modelo. São Paulo: Escola de Enfermagem, USP, 1989.


FERRARI, M. A .C. Geriatria – aspectos educacionais e de Terapia Ocupacional. São Paulo: Faculdade de Higiene de São Paulo, USP, 1976. Dissertação de Mestrado.


LUI NETTO, A . Alterações oculares relacionadas com hipertensão, Diabetes e desnutrição no idoso. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1996. Dissertação de Mestrado.


MARUCCI, M. F. N. Aspectos nutricionais e hábitos alimentares de idosos matriculados em ambulatório geriátrico. Faculdade de Saúde Pública, USP, 1992.


----------------------- .Avaliação das dietas oferecidas em instituições para idosos, localizadas no município de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública, USP, 1985.


MEDINA, M. C. G. Condição previdenciária, saúde e incapacidade de idosos residentes no município de São Paulo. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, USP, 1993. Tese de Doutorado.


BARBOSA, M. L. J. A situação dos idosos no vale do Paraíba: análise nas cidades de Taubaté e Guaratinguetá. São Paulo: Escola de Enfermagem, USP, 1990. Tese de Doutorado.


Outras Instituições


ARIETA, C. E. L. Resultado do programa de atendimento cirúrgico de cegos por catarata, utilizando medida de acuidade visual por auto exame. São Paulo: Escola Paulista de Medicina, 1991. Dissertação de Mestrado.


NAJAS, M. S. Avaliação do estado nutricional de idosos a partir da utilização da medida do comprimento da perna "Knee Height" como método preditor da estatura. São Paulo: Escola Paulista de Medicina, 1995. Dissertação de Mestrado.


PERRACINI, M. R. Análise multidimensional de tarefas desempenhadas por cuidadores familiares de idosos de alta dependência. Campinas: Faculdade de Educação, UNICAMP. Dissertação de Mestrado.


MIRALLES, M. A . Acess to care and medication use among the ambulatory elderly in Rio de Janeiro, Brazil. University of Florida, 1992. Tese de Doutorado.


LIMA, D. de. A atividade física e a sua relação com a auto-imagem e auto-estima na terceira idade. Porto Alegre: Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1989. Dissertação de Mestrado.


DIAS, J. F. S. Diagnóstico da situação do idoso em Santa Maria (RS) e sua Relação com a Formação de Profissionais pelo Centro de Educação Fisica e Desportos (CEFD) da UFSM. Santa Maria: Faculdade de Educação, UFSM, 1986. Dissertação de Mestrado.


GONÇALVES, L. H. T. Desenvolvimento de um Instrumento de Pesquisa: Medida de Atitude de Adultos em relação ao Velho. Florianópolis: Departamento de Enfermagem, UFRSC, 1980. Tese Professor Titular.


SCHUSTER, C. T. Atitude dos Componentes da Equipe de Enfermagem acerca das Pessoas Idosas. Florianópolis: Departamento de Enfermagem, UFRSC, 1985. Dissertação de Mestrado.



  Mais notícias da seção Brasil no caderno Bibliografia
09/05/2011 - Brasil - GUIA DA TERCEIRA IDADE - RJ
O livro que traz dicas para a 3a idade do Rio de Janeiro. Atualmente esgotado, já preparamos uma nova edição muito mais completa.Autores: Sabine Cavalcante e Cláudia SpolladoreEditora KroArtVendas-> Fone/fax: (21) 2551.84.77...



Capa |  ARTE!!!  |  Bibliografia  |  Coisas a fazer  |  Criativa Idade  |  Direitos  |  Gente  |  Geriatria e Gerontologia  |  Lar Doce Lar  |  Nutrição  |  Odontologia  |  Psicologia  |  Trabalho e Finanças  |  Utilidades
Busca em

  
61 Notícias